sábado, 26 de março de 2011

Visita de Estudo: Dia Mundial da Árvore e da Floresta

No dia 21 de Março três turmas do 10º ano (10º4, 10º5 e 10º7) comemoraram o Dia da Árvore e dia Mundial da Floresta no Parque José Gomes Ferreira, também conhecida como Mata de Alvalade. Neste Parque, com cerca de 10 hectares de mata, uma rede de caminhos serpenteia entre pequenos bosques de zambujeiros, pinheiros mansos, sobreiros, oliveiras e cedros-do-Buçaco. Este espaço verde é uma herança das antigas quintas expropriadas na década de 1940 para a construção do Bairro de Alvalade, onde se insere a nossa escola. A vegetação é sobretudo nativa, onde aparecem freixos, carvalhos, alfarrobeiras e oliveiras, típicas do clima temperado mediterrânico. O actual parque foi renovado pelo arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, dispondo de duas áreas de merendas, um circuito de manutenção, um miradouro e um parque infantil.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras de Geografia, Angelina Rocha e Luísa Couto Lopes, e pelas professoras de Educação Física, Ana Cristina Nogueira e Ana Leite, que os sensibilizaram para a importância ambiental dos espaços verdes em meio urbano, aproveitando a localização deste junto à escola. Os alunos fizeram o reconhecimento das riquíssimas espécies arbóreas existentes no Parque e compreenderam o seu contributo na redução dos efeitos da poluição atmosférica.

Foi organizada uma prova de orientação para cada uma das turmas, num percurso com várias estações, utilizando GPS e respondendo a um conjunto de questões relacionadas com o ambiente. Deste modo, foi criada uma actividade física valorizando a sua prática ao ar livre com todos os benefícios que daí resultam. Numa pausa relaxante, os alunos tiveram ainda a oportunidade de sentir a natureza no meio da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário