domingo, 6 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) e entrega de prémios Escola Electrão

Ontem, dia 5 de Junho, comemorou-se em todo o Mundo o Dia Mundial do Ambiente. Por problemas técnicos não nos foi possível colocar atempadamente este post.
Foi na mesma semana, no Centro de Congressos de Lisboa, que decorreu a sessão Switch-Off - Escola Electrão 2009/2010, mais concretamente no dia 2 de Junho, antecipando a comemoração do Dia Mundial do Ambiente.
A ESPAV, tal como referido no post de 13 de Maio de 2010, participou nesta iniciativa que consistia na recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) para assegurar que estes equipamentos tenham um fim de vida adequado, ou seja reciclado, em vez de estarem a poluir o Planeta.
Foi impressionante assistir à sessão de encerramento deste ano lectivo da Escola Electrão com a participação nesta iniciativa de 603 escolas a nível Nacional, 57000 professores, 405000 alunos e muitos não docentes, encarregados de educação, familiares e amigos.
Considero que ainda existem muitas pessoas pouco sensibilizadas para a matéria ambiental, mesmo nas escolas, mas são sem dúvida as escolas os veículos que poderão fazer a diferença neste aspecto e já se nota em inúmeras escolas, através de iniciativas como esta.
A ESPAV apenas conseguiu recolher cerca de DUAS toneladas de REEE, mas foram DUAS toneladas de equipamentos que terão um fim adequado com o mínimo impacto possível para o ambiente.
Referi apenas DUAS toneladas porque a escola que conseguiu recolher mais REEE foi a Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu, que conseguiu recolher a impressionante quantidade de cerca de OITENTA toneladas de REEE, como se pode comprovar pela fotografia inicial, nas cerca de 1605 toneladas de REEE recolhidos em todas as 603 escolas participantes.
PARABÉNS ESCOLA ELECTRÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário