quinta-feira, 13 de maio de 2010

A importância dos concursos de carácter ambiental

Existem cada vez mais concursos de sensibilização da comunidade escolar sobre temáticas ambientais.
Todos os concursos apontam uma situação em comum, a de elaborar um projecto de carácter ambiental que envolva a comunidade escolar.
São, sem margem para dúvida, bons exemplos que as escolas devem seguir e promover.
Uma prática que todas as escolas deveriam adoptar, associado ou não a um projecto ambiental que esteja a concurso, seria analisar os gastos energéticos actuais e arranjar formas de reduzir a pegada ecológica da escola. Por exemplo, quantas não são as escolas que, desnecessariamente, possuem inúmeras lâmpadas e sistemas de ar condicionado ligados quando os mesmos não são necessários, para além de muitos outros aspectos que se poderiam e deveriam corrigir, tal como o consumo excessivo de água, entre outros.
Este blogue surgiu na perspectiva de sensibilizar a comunidade escolar da ESPAV e todas as outras comunidades que consultem o nosso endereço.
Um dos concursos que a ESPAV se propôs, com sucesso, foi a participação no Concurso Escola Electrão, que envolveu este ano lectivo 603 escolas a nível Nacional.
No próximo dia 2 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa, realizar-se-á a sessão de encerramento do concurso Escola Electrão deste ano lectivo com a respectiva entrega de prémios.
Em jeito de informação, neste momento encontra-se a decorrer a edição 2009/2010 de um Concurso promovido pela EDP intitulado "o ambiente é de todos - vamos sentir a energia". Poderá consultar todas as informações deste concurso aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário