sábado, 13 de março de 2010

Gestos simples para um uso eficiente da energia eléctrica

Com alguns gestos simples no seu dia-a-dia poderá reduzir substancialmente a sua factura de electricidade, contribuindo ainda para o ambiente. Para isso basta utilizar os equipamentos de sua casa de forma eficiente.
Comece desde logo a poupar o acto da compra dos seus equipamentos e escolha equipamentos de classe A, A+ ou A++, consultando a etiqueta energética dos equipamentos.
Segundo a DECO, 75 % dos portugueses já escolhem os equipamentos eléctricos de acordo com a sua eficiência energética.
Caso esteja indeciso entre dois equipamentos de classe A escolha aquele que tiver menor consumo de energia e o mais adequado às suas necessidades.
Procure a etiqueta energética nas lâmpadas, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar e secar roupa, frigoríficos, combinados e arcas, equipamentos de ar condicionado e fornos eléctricos.
Siga ainda as seguintes dicas da DECO para reduzir a sua factura de electricidade:
  • Desligue as luzes desnecessárias e os equipamentos que não estão a ser utilizados;
  • Controle a temperatura de aquecimento do ar condicionado para os 20 ºC e a de arrefecimento para os 25 ºC, a temperatura do frigorífico para os 5 ºC e a do congelador para os -18 ºC e controle ainda a temperatura do programa de lavagem da máquina de lavar roupa, sempre que possível para os 30 ºC (e sempre com carga máxima);
  • Evite abrir a porta do frigorífico e do forno muitas vezes e durante muito tempo, abrir as portas e as janelas com o ar condicionado ou aparelhos de aquecimento ligados;
  • Prefira duches rápidos, lâmpadas economizadoras e impressões em modo rascunho e a preto e branco.
Não se esqueça que ao reduzir a factura de electricidade reduz também a sua PEGADA DE CARBONO!
A pegada de carbono mede o impacte das nossas actividades no ambiente, em termos da quantidade de gases com efeito de estufa que produzimos diariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário